Entra no no produto de Fato né o pré-plano estratégico durante o plano estratégico manutenção revisão mas o meu objetivo hoje aqui é que a gente saia daqui né quem quiser colocar um produto de planej de consultoria em planejamento estratégico no ar consiga fazer isso mais rápido Cívico vocês vão ver que eu não sou um cara muito eu eu eu sou empresário como vocês né fui consultor durante fui ainda sou né mas que consultor a gente nunca deixa de ser a gente começa e e acaba que conforme a.
Gente vai vai vai fazendo cada vez melhor as pessoas vão procurando e e eu sei que empresário consultor a gente nunca tem tempo né para perder então eu tenho uma pegada bastante prática bastante mão na massa e eu não vou perder muito tempo aqui com teoria A ideia é que de fato vocês consigam através de de ferramentas simples consigam implementar um produto de planejamento estratégico então entrando na nossa introdução eh primeiro falar um pouco quem é a luz né para quem não conhece a.
Luz é é uma empresa que existe desde 2007 né então bastante tempo já ela nasceu como uma empresa de consultoria muita gente não sabe eh mas na época a gente tentava prestar consultoria para pequenas pequenos empresários no Rio de Janeiro principalmente e na época era uma consultoria extremamente personalizada né a gente ia na empresa entendia quais eram os problemas e queria resolver os problemas de todo mundo era legal era interessante mas as agendas ficavam sempre lotadas os preços.
Acabavam sendo baixos a gente não tinha muito produto de prateleira e foi ali que a gente começou a ver que a gente tinha o problema da maioria das consultorias né que era cara como é que a gente escala isso aqui né porque na época a gente era como se cada um tivesse criado né Eram quatro sócios né E era como se cada um tivesse criado um trabalho para si e não era nosso objetivo porque a gente queria criar uma empresa a gente não queria criar um trabalho para C né porque trabalho né A gente trabalha PR os outros quando a gente trabalha para nós mesmos o ideal é que a gente comece a construir uma uma organização que não dependa das nossas.
Horas né E e esse processo foi muito difícil pra gente mas a gente conseguiu ir escalando aos poucos né em 2009 mais ou menos a gente começou a focar mais em produtos de prateleira então a gente entendia que determinados setores eles tinham demandas específicas a gente poderia criar metodologias mais fechadas para para resolver aqueles aqueles problemas aquelas demandas e aí acabou que a gente se apaixonou pelo pelo processo de escala a gente em 2013 começou o nosso e-commerce né de planilhas e hoje né a partir de 2021 2021 a gente conseguiu lançar um produto.
Tecnológico e a gente tem uma plataforma né de assinaturas para acesso do nosso do nosso material né só que eu brinco eu falo que cada uma das nossas planilhas ela é uma consultoria que já passou pelo processo de escala então é como se fosse uma uma consultoria empacotada e é engraçado eu vou contar um negócio para vocês que espero que vocês não fiquem tristes comigo mas quando a gente pensou nisso a nossa Primeira ideia era cara como é que a gente proporciona que o próprio empresário ele implemente aquela consultoria dentro da empresa dele sem.
Precisar do consultor Mas aí o que aconteceu foi que o consultor foi quem viu mais valor no nosso trabalho porque ele percebeu que a gente simplific a vida dele né cara agora eu tenho uma ferramenta aqui que resolve a minha entrega eu entro ali eu já tenho um relatório eu faço exercício de preenchimentos junto com as lideranças da empresa e eu saio dali eu tenho um relatório pronto para entregar né eu já tenho o resultado da minha Consultoria ele ele já tá pronto e isso permitiu que a gente conseguisse dar escala né para para Consultores Então a.
Nossa visão hoje é nós trabalhamos para um mundo onde empresas não quebram mais por falta de acesso a networking ferramentas e melhores práticas de gestão e o consultor ele tem um valor duplo pra gente porque além do consultor ele ser empreendedor né ele ser empresário ele também ele é um empreendedor que impulsiona o empreendedorismo né ele tá dentro das empresas tentando acelerar essas empresas tentando melhorar as práticas de gestão Então a gente tem muito carinho né o consultor é um dos nossos grandes focos e falando sobre a nossa ideia né de Por que a gente tá aqui hoje Eu particularmente eu tô muito feliz de.
Est aqui com vocês eh eu assumi como CEO da empresa no mês passado eh Tem bastante tempo que eu quero ter um contato mais próximo com Consultores quero est conversando com vocês quero aprender com vocês quero também compartilhar Minas minhas experiências eh até para desenvolver o nosso produto né Tem muita gente que usa nossas planilhas em clientes a gente sabe que a nossa experiência pode melhorar muito né nossa experiência de uso então o objetivo de trazer vocês para perto é a gente gerar valor e também entender né como a gente pode melhorar como a gente.
Pode trabalhar juntos né da melhor forma possível e permitir que vocês fechem cada vez mais negócios através da Luz n a gente hoje tem uma rede de muitas empresas né então e o consultor ele é por definição um prestador de serviços b2b Então por não começar a movimentar né esse ecossistema que a gente tá criando aqui então hoje a gente quer ajudar os Consultores a crescerem mas a gente pretende proporcionar vocês um crescimento com qualidade né porque a gente crescer tendo mais clientes e.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- Simplificando Processos Administrativos: Planilha de Emissão de Cartas e Certificados 2024
- Planilha de Controle de Mensalidades em Excel 6.0
- Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Planilha Carteirinha de Membro 2024
Investindo mais horas acaba que a gente tá criando problema para nós mesmos - PLANILHA EXCEL
Então eu tô aqui para tentar ajudar vocês a crescerem com escala né como é que a gente cresce sem precisar n dobrar o faturamento sem precisar dobrar a equipe né como é que a gente cresce ganhando escala como é que a gente cresce fazendo mais com menos Então o meu objetivo aqui com essa série é a gente falar sobre isso consultoria ágil né como é que a gente deixa a nossa consultoria mais enxuta e consegue resultados cada vez melhores Então essa série ela vai ser semanal né E então.Toda semana eu prendo tendo abrir uma sala aqui com vocês falar sobre uma planilha nova uma planilha Nossa Abrir preencher juntos mostrar um caso de uso eh pegar criar um produto juntos né e tentar entender as demandas de determinado setor as dores comuns e tentar resolver juntos e então são esses temas aqui que a gente vai que a gente vai conversar juntos e aí falando um pouco sobre alguns pontos importantes né Por que que eu tô aqui falando sobre planejamento estratégico com vocês hoje normalmente o quarto trimestre e acho.
Que vocês que já estão dentro de empresa estão prestando consultoria vocês sabem isso melhor que ninguém mas normalmente é um período de retenção de investimentos pra maioria das empresas quem trabalha com com SM base né que nem a luz que são empresas pequenas e e médias sabem que especialmente no Brasil nessa época do ano tem muitas empresas ali que sofrem com a folha de pagamento 13º salário tem gente que dá férias coletivas em dezembro as empresas já estão ligando ali já tão mais as lideranças já estão pensando no próximo.
Ano Então embora assim ainda tem ainda tem empresas claro que estão ali ralando para bater as metas para fechar o ano bem Mas podem ter certeza que as lideranças já tão de olho no no próximo ano na virada ali né O que que a gente vai fazer no ano que vem como é que a gente vai vai crescer ainda mais que que eu posso né fazer de ajuste aqui na equipe né Para né para para começar o próximo ano bem e e normalmente o processo né o ciclo de planejamento estratégicos das empresas.
Eles eles acontecem entre outubro e Março Algumas começam antes se antecipam terminam antes outras começam depois terminam atrasadas isso é muito variável vai depender de empresa para empresa e estruturar um produto de planejamento estratégico Na minha opinião é a melhor chance assim para um consultor de de conseguir uma receita que não era prevista né de aproveitar esse final do ano e e tentar né principalmente assim com empresas que que vocês já atendem né chegar nelas com um produto pronto um produto que já tá.
No orçamento dessas empresas né muitas empresas já estão prevendo um ritual de planejamento estratégico ainda não algumas já T aquilo bem definido outras não sabem muito bem como vão fazer então já é uma oportunidade de vender algo eh que já está previsto né De certa forma no orçamento dessas empresas e e assim eu gosto de estruturar né o planejamento estratégico de um jeito que ele me me me traga receitas pro ano todo né porque a gente sabe que é um processo que ele vai de de como eu falei né o.
Ciclo ele pode ir de outubro Até março mais ou menos fevereiro março mas eu gosto de estruturar o planejamento estratégico eu vou mostrar para vocês de um jeito que eu trabalhe mais nesse período mas eu coloque dentro desse pacote um período de revisão barra controle que vai vai até o próximo ciclo de planejamento estratégico e isso me Gere receita recorrente né até o o ano que vem então isso aqui é um é um gráfico.
Que eu tirei do Google Trends né Eh que mede o interesse né do nas buscas do Google em determinado assunto E o planejamento estratégico ele varia ali parecido com as com gráfico ali de de batidas cardíacas né aquele que a gente vê no hospital porque os pontos de pico eles estão sempre ali mais pro final do ano outubro novembro são os pontos onde o assunto começa a ser pesquisado as pessoas começam a olhar para ele com interesse e e como eu falei né A maioria das empresas já tá planejando um rito de.
De plano estratégico independente do formato pro fim do ano então elas já tão se preparando para fazer né quando a gente entra e fala cara eu sei fazer isso eu tenho produto para isso eu posso te ajudar nisso já é um processo de vendas muito mais estimulado do que né eu chegar com algo e cara é dezembro eu sei quando tá termin terminando Mas vamos conversar aqui sobre né um algo novo né ele vai falar cara me procura em janeiro me procura em fevereiro agora não tenho tempo para isso então vamos o objetivo aqui hoje é.
De fato que a gente crie né esse esse produto eh E como eu falei através de ferramentas simples que já vão resolver - PLANILHA EXCEL
A parte da entrega né as planilhas da Luz elas são consultorias empacotadas né e e ajudam muito na vida do consultor e o meu objetivo de trazer vocês aqui ho hoje é cara quem de verdade assim quem quiser colocar um produto no ar amanhã pelo menos para testar vai eu quero que saia daqui já pelo menos com uma ideia na cabeça e aí falando assim de como eu vejo o planejamento estratégico né Eh eu.Já estive envolvido em dezenas de planejamentos estratégicos eu já produzi muito conteúdo sobre planejamento estratégico durante muito tempo o durante anos até o artigo que tava em primeiro lugar no Google né pro termo planejamento estratégico no Brasil era meu então eu eu eu eu acredito que eu saiba alguma coisa de planejamento estratégico mas eu vou mostrar aqui para vocês como eu enxergo né o o o pelo menos o esqueleto do planejamento estratégico porque ao longo do tempo é importante que cada um comece a a.
Entender e é claro customizar aquilo de acordo com com o setor que atende né Eh cada setor vai ter suas particularidades então Eu ofereço aqui o esqueleto a forma como eu vejo e para vocês o suficiente para vocês testarem né para vocês colocarem no ar e cada um né pegar aquilo e ir desenvolvendo né ao longo do tempo né para criar o melhor serviço de consultoria possível pro setor que tá atendendo então eu enxergo o planejamento dessa forma né Eh existe primeiro uma fase de pré-planejamento na qual a empresa olha para si olha pros.
Seus resultados históricos tenta diagnosticar o ambiente interno no qual ela tá inserida tenta diagnosticar o ambiente externo e pessoal Não se preocupem eu vou mandar essa apresentação para vocês depois né Com todas essas anotações então o importante aqui é que a gente eh que vocês tentem até prestar mais atenção do que do que escrevam e Se tiverem dúvidas levantem a mão né eu vou abrir o microfone para vocês falarem por isso que eu fiz no Zoom fiz no YouTube eu quero uma coisa bem que a gente troque bastante não seja uma coisa reativa mas a fase de.
Pré-planejamento ela é muito importante porque a hora de colocar todo mundo na mesma página né todas as lideranças da empresa na mesma página então avaliar a situação real da empresa olhar dados históricos analisar o ambiente interno né ou seja o que que essa empresa tem de forças de fraquezas né o ambiente externo né como é que é o mercado em que ela se insere a indústria né como é que tão as os concorrentes tem produtos substitutos entrando a tecnologia tá avançando tá regredindo e em seguida né Eh entra o planejamento.
Estratégico em si né ele acontece em três em três dimensões né Vamos colocar assim primeiro é a estratégia mesmo na qual coisas são definidas no nível da empresa em si Então são as metas globais né O que que a empresa como organização quer focar né ela vai focar em crescer eh a receita ela vai focar em aumentar a satisfação do cliente Quais são as metas que a empresa em si né vai vai batalhar.
Para para concretizar em seguida tem a esfera tática a esfera tática é num empresa né Eh a partir das metas que a empresa quer Eh bater as áreas Elas começam a a entender que tipo de contribuições Elas têm que fazer para para para auxiliar a empresa a bater as metas né então Eh as unidades de negócio por exemplo tem empresas que TM unidades de negócio bem definidas elas vão sentar ali entre si e entender legal Quais são as metas que nós podemos.
Ter como área como comunidade de negócio para ajudar empresa a bater as metas globais dela né Eh o marketing vai definir suas metas o financeiro vai definir suas contribuições e por aí vai e por último a esfera operacional quando a gente começa a entrar mais no individual né Legal né a gente tem agora metas da empresa a gente tem metas das áreas departamentos Quais são as contribuições individuais Quais são os planos de ação né Quais são os projetos que a gente tem que tocar para fazer com que com que a.
Empresa porque e e isso engraçado né que vocês como Consultores tem gente aqui que já presta o serviço de planejamento estratégico tem gente que vai começar a prestar mas vocês vão ver que o empresário muitas vezes ele fala ah eu quero eu quero faturar 10 milhões esse ano e aí você vai ver ele faturou um no ano passado e você fala cara mas como é que você vai fazer isso né e ele não tem plano de ação e a parte operacional do plano ela serve justamente para isso né então como é que você vai fazer você vai estruturar uma equipe comercial né que quem vai ser o responsável por isso.
Quando é que você vai começar a montar quantas pessoas você vai trazer Qual é o orçamento disso então são essas três esferas que a gente trabalha num planejamento estratégico e por última a fase de controle e revisões aqui eu eu eu vou tentar dar a primeira dica de ouro assim para vocês a maioria das empresas ela consegue mesmo que de forma rudimentar eh fazer algum tipo de rito paraa estratégia plano tático e plano operacional eles conseguem entrar numa sala juntos e sair com metas pro ano as áreas.
Conseguem refletir sobre coisas que eles precisam fazer eles conseguem ter uma ideia de projetos o consultor ele gera valor né e ele mostra que ele é essencial para esse processo nessas duas fases no pré-planejamento e no controle e nas revisões o pré-planejamento ele é muito importante porque qual é um dos grandes erros que as empresas cometem no planejamento estratégico É o quê É entrar na imersão de planejamento estratégico eh sem colocar todo mundo na mesma.
Página então vocês vão ver que vão ter lideranças que vão estar extremamente otimistas sobre um ponto outras que vão estar extremamente pessimistas tem pessoas sei lá que que às vezes vão participar de um planejamento estratégico isso é completamente de acordo varia de empresa para empresa mas que elas entendem o que tá acontecendo numa área pessoal quem quem não tiver falando vamos tentar desligar o microfone Eh por favor vão ter pessoas que entendem o que tá acontecendo numa área e não tem a menor ideia do que tá acontecendo na outra.
Então esse processo de de de exercitar eh uma análise crítica maior sobre a empresa é fundamental pro sucesso né do rito principal que é a definição de objetivos e metas e planos de ação e o segundo erro o segundo grande erro que as empresas cometem é na parte de controle e revisões né as empresas normalmente acabam o planejamento estratégico elas guardam ele na gaveta e especialmente empresas pequenas e médias.
Você não vai ter a figura ali de um de um CEO ou de um diretor de estratégia que vai ser o responsável por fazer esse processo acontecer então não tem ninguém cobrando né Essa é a verdade acaba o primeiro mês ficou um pouco abaixo um pouco acima a empresa esquece de criar esses rituais de sentar revisar o revisar o plano não mas controlar entender em cada vertente Que que foi definida Pô a gente ficou abaixo a gente.
Ficou acima né é necessário aqui é necessário que a gente repense o que a gente planejou ou não é né e e e nesse ponto eh é onde o consultor ele pode entrar muito bem e aqui eh eu também vou tentar dar um outro pulo do gato que é o seguinte né o planejamento estratégico é um processo no qual você como consultor você você vai trabalhar muito no início dele né então você tende a ter e eu eu coloquei aqui umas sugestões de duração Mas isso também tem que variar de empresa para empresa e de consultor para consultor por exemplo tem empresa que.
Vai preferir né pegar estratégia plano tático plano operacional todo mundo vai para um para algum lugar junto e resolvo tudo em uma semana existe funciona para alguns sim para alguns não tem empresa que gosta de de fazer estratégia sei lá com os líderes numa sala resolvem-se ali as metas e objetivos pro ano a nível Empresarial e a nível estratégico e depois cada área vai para um canto e e e resolve a parte do plano tático o plano.
Operacional eh numa imersão também acontece esse esse esse tipo de rito ele é muito flexível e e e para entender Qual é o melhor para cada empresa vai depender muito depende até do do DNA da empresa né se é uma empresa mais que funciona mais remotamente se é uma empresa que funciona mais presencialmente eh tem que entender é uma a rotina da empresa é é é é mais acelerada é menos como é que funciona Aquilo é interessante que eles saiam né do dia a dia para fazer esse ritual Então são.
Sugestões aqui de duração Mas vai depender muito do que vocês querem colocar no ar eh então alguém até aqui tudo bem pessoal alguém tem alguma dúvida quer Fala alguma coisa a é é pessoal vamos desativar o microfone por favor Quem não tiver falando deixar mudo tá então beleza uma outra coisa legal de falar sobre isso é que como eu.
Falei né no planejamento estratégico normalmente o consultor Ele trabalha muito no início do processo então assim o pré-planejamento normalmente é mais pesado o miolo aqui do planejamento estratégico estratégia plano tática operacional é uma fase bem pesada só que o resto do ano né quando você sai do planejamento estratégico E você tem que fazer contoles e revisões ele é mais leve né Eu por exemplo eu como eu fazia antes né porque a Luiz é uma empresa que.
Ela nasceu se especializando muito em planejamento estratégico e como a gente fazia a gente fazia uma reunião de duas horas por mês isso já deixava no na Proposta no contrato e a cada três meses a gente revisava o plano né Se fosse necessário só que por que que isso é interessante né porque você pode precificar esse projeto de várias formas né Você pode chegar no no no seu possível cliente e falar para ele cara eu vendo um planejamento estratégico aqui por sei lá r$ 5.000 vai até vai até Fevereiro e o cara vai falar poxa caro.
Né você três meses aqui de projeto né Quatro você vai cobrar isso tudo né Não sei não sei se eu se eu se eu quero investir nisso mas você você também pode falar para ele eu tenho aqui um produto né de planejamento estratégico Ele custa r$ 3.000 mas eu vou acompanhar sua empresa por 1 ano é um processo que vai durar um ano vai começar né num pré-planejamento a gente vai sentar juntos a gente vai analisar os dados históricos a gente vai ter um um ritual de plano estratégico.
Uma imersão mesmo e depois daquilo ali a gente vai sentar todo mês para rever os seus dados então eu vou est contigo até Novembro do ano que vem e aí a gente vai fazer o novo planejamento estratégico vai dar tão certo que a gente vai fazer de novo né você vai fazer de novo comigo e e Vocês entenderam como é que é a mudança da coisa entendeu agora eu tô vendendo para ele não tô mais vendendo assim um simples projeto de dois meses que eu vou entregar para ele um planejamento estratégico e e depois a.
Gente se vê daqui a um ano e daqui a um ano eu tenho que reativar o contato reaquecer agora eu tô e e e e assim para quem não tem essa necessidade de gerar caixa no curto prazo Você pode até falar para ele cara ah vai custar a gente parcela em 12 vezes você vai me pagando ao longo do ano e você você sabe que no início você vai perder dinheiro porque você vai botar mais horas mas ao longo do ano depois que que aquilo ali tiver entregue Você vai ter tempo para fazer outros projetos e você vai ter aquela renda recorrente.
Garantida falando como eu gosto de fazer o pré-plano estratégico tá Eh mais uma vez né eu tô dando aqui um esqueleto e a ideia é que cara cada um né comece a testar coisas a a entender o que que o que que cabe dentro né do do do seu MVP né Vamos colocar assim do seu produto teste de planejamento estratégico e como ele pode evoluindo eu os trabalhos que eu costumo fazer primeiro coleta de dados históricos então né Vamos dar uma olhada aqui no no financeiro no ano passado.
Como é que foi a receita né como é que foi a a margem bruta eh lucratividade gastos né em diferentes áreas né Vamos organizar isso numa estrutura que seja visual vamos pegar aqui alguns dados sei lá comerciais dados de Recursos Humanos né e normalmente as empresas já T esses dados né Isso que é interessante só que é aquilo que eu falei especialmente nas pequenas e médias empresas aquilo sempre vai est desorganizado né então o fato de.
Você chegar e fazer esse exercício com com as lideranças de colocar aquilo ali no mesmo lugar de de compilar né E de de de começar a mostrar para ele né como é que a empresa performou no ano passado já é um exercício que começa a preparar ele para um ritual de de de planejamento estratégico em seguida né eu faço o diagnóstico do ambiente interno e aí começa a entrar numa fase muito qualitativa né porque é conversar com as pessoas entender como né Por que que a empresa performou assim nos últimos 12 meses né onde foi que que a.
Empresa errou né e é bom coletar diversas visões sobre isso né ah errou porque não investiu tanto em em sei lá em mar mar errou porque né a equipe comercial era muito reduzida né ah Quais são as as fraquezas aqui da empresa né E você começa a entender né internamente o que que funcionou o que que não funcionou e também é o exercício interessante para colocar no papel para depois mostrar pras lideranças porque no fundo O que que você tá fazendo nesse pré-planejamento colocando como eu falei todo mundo na mesma página para todo.
Mundo chegar na imersão né naquele miolo do planejamento estratégico todo mundo pronto na mesma página para para fazer o melhor processo possível diagnóstico do ambiente externo que é quando você começa a olhar para fatores políticos fatores mercadológicos eh tecnologia fatores legais né é um setor que que vai tá prevista alguma regulação nesse sentido Por exemplo tá todo mundo falando agora de esg esg é é um fator que que é é uma área que a regulação tá.
Cada vez mais forte então isso eh oferece uma série de oportunidades para as empresas mas também uma série de ameaças né então é é começar a olhar a indústria né na qual essa empresa tá inserida e e e começar a colocar as coisas no papel mais uma vez né para para mostrar para essa empresa eh O que que o que que está por vir né O que que ela tem que se preparar nos próximos 12 meses e por último consolidar tudo né tentar mostrar isso de uma forma muito didática paraas lideranças para todo mundo chegar no no ritual de.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=humNIsNq9qs