Marilene entrando iniciar o processo de consultoria empresarial por conta própria em Portugal Silvia excelente Tô aqui do lado se eu tô tô na Itália né Não sei se todo mundo sabe já mas tô na Itália mas eu opero mais no Brasil também mas a gente tem bastante pessoa que acompanha a gente de Portugal Angola Moçambique os países de.
Língua portuguesa sempre acompanhando a luz vipo Oi aqui é Raul Raúl valgos Tô entrando aqui pela primeira vez aí em em sua reunião não tudo bom eh eu tenho uma consultoria vi uma empresa de consultoria já há um bom tempo uns 15 anos já pelo menos uhum e me interessa atualizar um pouco aí com.
Essa situação do link né por isso que entrei em contacto aí com vocês perfeito perfeito Então acho que hoje vai ser bastante produtivo para você r a gente já vai começar aqui o conteúdo mas tenho certeza que você vai sair feliz dessa desse encontro você tá falando de onde São Paulo Brasília São Paulo tá bom vai dar uma olhadinha nos quartos Tá.
Bom eles vagar fic muito feliz eu sabia que você seria isso é s é o Christian tem acompanhado no Linkedin também O Henrique kner é o cer.
N tá bom Maria Elene pode entrar e sair sai e entra de novo que provavelmente vai resolver eh Tá vamos começar e o pessoal vai entrando aos poucos hoje vai ser o encontro um pouco diferente né da na nossa série de encontros consultoria ágil né primeiro explicando porque consultoria ágil a Luiz ela desenvolveu uma visão muito forte assim de que a consultoria ela tem que ir pelo caminho do ganho de escala ganho de escala é.
Crescer fazendo mais com menos né a nós Consultores a gente tem essa tendência a investir cada vez mais horas em projetos né Nós somos reféns da regra de três muitas vezes né de Ah para crescer para ganhar mais dinheiro para ter mais clientes a gente precisa investir mais horas e não necessariamente precisa ser assim né a gente pode tem iniciativas de automatização de processos produtização de serviços e que fazem com que a gente consiga crescer com qualidade crescer investindo cada vez menos nosso tempo então a luz ela ela quer ajudar vocês a.
Saírem mais da cadeira do consultor e entrar na cadeira do empresário né a a cadeira de uma pessoa que olha a empresa de forma estratégica contribui com a visão estratégia que faz essa empresa andar sem necessariamente o investimento de horas operacionais e hoje eu tô muito feliz aqui de receber o Lucas né é uma pessoa que eu conheço há bastante tempo a gente conversa muito sobre negócios ele me ajuda eu ajudo ele e hoje ele é uma das grandes referências senão a.
Maior né emem em branding pessoal para negócio falei certo Lucas no Linkedin o cara que is que usa bastante a ferramenta tá com 40.000 seguidores e E hoje vai ser um encontro um pouco diferente normalmente eu falo bastante hoje eu quero passar a palavra pessoal vamos Quem não tiver falando vamos desligar o microfone por favor hoje eu vou passar a palavra pro Lucas eh ele vai tocar bastante com vocês tem bastante coisa aí para falar para passar e eu vou tentar contribuir.
Ao longo né da apresentação que Ele preparou pra gente né pra gente ter um encontro bastante produtivo aí aí sobre LinkedIn bem-vindo Lucas Maravilha Boa noite pessoal Felipo muito obrigado pelo convite para mim é uma honra eu que já Acompanho a luz desde 2016 que foi quando eu fundei a on Skin também aqui no Rio de Janeiro sempre tive a luz e o Felipe como referências de empreendedores justamente por conta dessa eh dessa visão de negócio que vocês têm paraa escala e a.
Forma com que vocês transformaram o que iniciou ou como uma consultoria numa empresa de produtos de escala foi realmente fenomenal eh primeiro eu quero perguntar aí pra galera que tá ouvindo ou não né Se vocês estão me ouvindo direitinho então comentem aqui no chat se Vocês conseguem me ouvir me ver e tudo mais eh hoje eu vou fazer uma apresentação para vocês eh eu vou literalmente compartilhar todos os segredos aqui e e a ideia é muni com os passos para vocês.
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Se tornarem eh autoridades no Linkedin tá então - PLANILHA EXCEL
Deixa eu compartilhar aqui a minha tela vamos lá parece que eu preciso mexer numa configuração aqui só um minutinho pronto eu vou ter que sair e entrar aqui só um minutinho tá para eu consigo compartilhar a tela com você vocês pessoal vamos esperar o Lucas voltar rapidamente Eu acredito que ele vai.Compartilhar a apresentação Cristian mas eu eh pergunto para ele assim que ele entrar de novo tá bom Pronto estou de volta conseguem conseguem me ouvir me ver vamos testar aqui consegue compartilhar comigo a isso coloquei já Lucas poan tá perguntando se depois você vai compartilhar a apresentação Lucas Boa pergunta Cristian Vou compartilhar só para quem.
Ficar até o final então sim a gente vai vai compartilhar assim a apresentação mas eh a minha explicação aqui vai ser super importante então recomendo que vocês todos fiquem com Papel Caneta na mão aí e façam perguntas aqui durante a apresentação também que o tema de hoje é muito importante assim como vocês eu também tenho uma consultoria né o nome da minha consultoria se chama on the Skin Eh meu nome é Lucas Gomes prazer também sou um empreendedor aqui originário do Rio de Janeiro como o.
Felipo eh e aí o que eu vou mostrar aqui para vocês pessoal é basicamente como eu fui de uma urgência ou de me de No começo eu era um consultor né para eh e aí vendia para pequenas empresas aqui da minha região aqui do Rio de Janeiro eh E como eu fui disso para me tornar a maior referência do meu segmento aqui no Brasil vendendo para algumas das maiores empresas do mundo como Sodexo Shell en wework e.
Vários outros clientes que nós temos né para isso eu percebi que a gente precisa se tornar autoridade eu vou ensinar como vocês podem fazer isso eh no Linkedin de vocês tá pessoal um ponto muito importante aqui é o seguinte eh todo mundo aqui tem um negócio b2b certo vocês são Consultores então vocês vendem para outros negócios se tiver alguém aí que é BC deixa um comentário pra gente aqui no no chat mas.
A princípio todo mundo é é b2b ó Christian falou que ele é ambos Maravilha Cristian eh então o que que acontece no b2b a gente tem vendas complexas né Tem vendas que levam meses para para se concretizarem de tickets altos né e a gente precisa construir relacionamentos gerar autoridade e gerar muito valor antes de de fato ser selecionado como for cedor né o Linkedin acaba sendo uma um canal muito interessante né pelo fato de você.
Conseguir encontrar os decisores certos ali e de você ter a atenção deles né fora que é um canal que tem bastante alcance orgânico Principalmente nos perfis pessoais né versus perfis corporativos eh e sempre aparece como primeiro lugar no ranking das redes sociais mais confiáveis né no mundo na ver verade ele já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários tá o Linkedin eh e cada vez mais se torna uma das principais plataformas de conteúdo principalmente no universo profissional.
Então eu assim eu comecei a minha empresa vendendo b2c Isso foi em 2016 em 2018 eu fiz a transição pro b2b e eu percebi que o Instagram e os canais eh mais usuais não funcionavam tão bem pro meu negócio porque eu não conseguia chegar no decisor só que eu fui pro LinkedIn em 2018 e o que que aconteceu e eu fiz o que todo mundo faz quando entra no Linkedin né eu olhei ali e eu falei.
Caramba eu consigo achar todos os diretores de marketing do Brasil de forma muito simples né eu conseguia chegar nesses diretores de Marketing e eu comecei a mandar mensagens para eles né como de novo a maioria das pessoas faz né A maioria das pessoas vai enviar uma mensagem ali com pit falando sobre a sua empresa sobre como você pode resolver a dor ali daquela outra pessoa daquela outra empresa e a verdade é que ninguém me respondeu então mandei centenas de mensagens para pessoas que eu não conhecia que não me conheciam e.
Elas não me responderam por um tempo até Desisti do LinkedIn depois eu voltei com essa estratégia aqui tá então o maior - PLANILHA EXCEL
Problema que a gente tem no Linkedin é que a gente a gente não sabe como se posicionar não sabe sobre o que que a gente deve falar eh não sabe se o foco deve ser em conteúdo em novas conexões e tudo mais então Eh eu vou dar o caminho o passo a passo para que vocês consigam de Fato né se tornar autoridade no Linkedin e se conectarem se relacionarem.Com decisores que são estratégicos pro perfil de cliente ideal de vocês tá eh algumas perguntas que talvez vocês tenham né agora é um bom momento que eu tô curioso Na verdade tô curioso para saber quais são as dúvidas de vocês relacionadas aqui ao LinkedIn a construção de autoridade até mesmo a venda b2b marketing b2b dúvidas aí relacionadas a esses universos da Consultoria de vocês tá eh então algumas dúvidas que chegam para.
Mim como organizar pautas Como criar uma linha editorial como criar conteúdo relevante no linked como ampliar o networking como ampliar o relacionamento interpessoal como chegar até o seu perfil de ideal de cliente no Linkedin como construir relacionamento com decisores b2b né para que eles vão de desconhecidos até compradores dos serviços que vocês têm e também eu vou falar um pouco do que eu faria se eu tivesse começando do zero sem Equipe sem.
Agência sem enfim ninguém para me apoiar nessa estratégia como eu fazia lá em 2018 tá Esses foram alguns dos resultados que nós aqui na onkin e nossos clientes conquistamos através do LinkedIn o que eu acho mais interessante no final das contas pessoal é que talvez você talvez alguns de vocês estejam no no mesmo momento que eu tava lá no começo da minha empresa talvez alguns estejam mais avançados mas eu lembro que.
Aliás eu queria até fazer uma rápida pesquisa aqui com vocês quantos de vocês não t sócios quantos de vocês são donos da empresa de vocês sem sócios Então sou o dono da minha consultoria eu não tenho nenhum sócio tudo bem Você tem funcionários tem colaboradores mas não tem sócios porque esse aqui esse era o meu caso né esse era o meu caso e acabava que as vendas da empresa dependiam muito de mim e a operação também a entrega também né quando eu era o consultor.
Quando eu era o eu né ou urgência eu era a pessoa que vendia eu era pessoa que entregava Então eu tinha plena consciência de que ou eu estava vendendo ou eu tava entregando e acontecia comigo eu não sei se acontece com vocês de eu ter ciclos de Picos de venda e depois quedas de venda pico de venda e queda de venda com o tempo eu fui percebendo que quando depois que eu vendia eu precisava entregar então eu dedicava minhas horas.
Para entregar né e acabava não tendo tempo para prospectar ou para vender e quando e eu terminava de entregar eu olhava e falava Poxa agora eu preciso de cliente de novo e eu corria para vender corria para prospectar e acabava tendo um pico de vendo só que eu queria desenvolver diga só de interromper a gente chama isso de gangorra de foco né que todo consultor tem né que é prospecção entrega prospecção entrega quando foca na entrega né porque né.
Tá com muito os projetos vão acabando e aí a prospecção quando eles voltam a focar na prospecção aquilo já é urgente de novo e aí quando é urgente é né Por definição não é feita da forma da melhor forma possível Exatamente exatamente então eu passava muito por isso eh e e confesso que eu ainda passo um pouco por isso tá só que o que que eu queria eu queria desenvolver um sistema eu queria desenvolver uma estratégia de marketing uma estratégia de vendas que fosse capaz de de atrair o meu perfil de cliente.
Ideal sem que eu precisasse ficar fazendo ações repetitivas de ficar batendo na porta das empresas ficar dedicando muito do meu tempo a a enfim ações e eu sabia que o meu networking e a minha reputação no mercado iam ser as chaves para eu conseguir alavancar as minhas vendas no futuro e eu tava preocupado com isso porque que eu queria chegar lá na frente é focando na entrega de alta qualidade de excelência pros meus clientes ao mesmo tempo que eu tava gerando novos clientes e eu confesso que.
No início parecia impossível porque eu tava nessa gangorra que o Felipo mencionou só que eu percebi que através dessa estratégia no Linkedin que eu desenvolvi eu iria conseguir fazer isso acontecer né então Esses foram alguns dos resultados que nós geramos ao longo dos últimos anos com eh com os nossos clientes aqui na on skin de todos esses resultados o que eu mais gosto é esse aqui eh das conexões qualificadas com decisores estratégicos então eu percebi ao longo do tempo que o que gera negócios futuros e que gera negócios de.
Forma previsível é você definir muito bem seu perfil de cliente ideal e você estar próximo dele você está sempre gerando valor para ele pro seu perfil de cliente ideal tá eu percebi que é perda de tempo para negócio b2b ficar gastando tempo por exemplo dando mentoria gratuita para pessoas que nunca vão comprar o seu serviço né e eu desenvolvi essa metodologia que tem Quatro Passos tá eh e aí são esses Quatro Passos aqui que vocês estão vendo na tela né o nome.
Da metodologia é influenciador corporativo que é o oposto de um blogueiro tá não não não não se confundam a ideia aqui não é fazer com que vocês virem blogueiros A ideia é que vocês sejam vistos como a principal referência a principal autoridade no tema eh que você vocês trabalham tá é simplesmente isso então o que que a oneskin faz a minha empresa transforma consultorias em referências de mercado transformando empreendedores em influenciadores corporativos tá é isso.
Que nós fazemos aqui na on skin e a ideia é que se tornando referências vocês sejam a primeira empresa a primeira pessoa que o seu perfil de cliente ideal lembra quando ele tiver a dor que você resolve isso é muito relevante porque você consegue cobrar mais pelo seus serviços reduzir seu ciclo de venda ter mais previsibilidade nas vendas e obviamente ter uma reputação aí irrefutável no mercado Então vamos pro primeiro passo galera.
Papel e caneta na mão galera que é mais digital aí eh Google Docs e esse tipo de de coisas porque vocês vão começar pela Ila de propósito que que isso significa primeiro antes de tudo antes de criar conteúdo antes de expandir rede de networking antes de tudo você Vocês precisam pensar na estratégia de vocês como eu Lucas vou me posicionar para que eu seja visto como uma referência no meu Mercado tá esse aqui é o Canvas da onkin quem quiser Enfim pode tirar foto pode.
Usar depois eh e esse Canvas vai ajudar vocês a entenderem de fato Qual é o objetivo de vocês Qual o público alvo qual problema Vocês resolvem Qual é proposta de valor pergunta tá muito pequeno para vocês aí na tela tá bem pequeno né Eu sei tudo bem É só para dar um um gostinho porque tem muito conteúdo para passar aqui para vocês hoje tá pessoal então eu não vou passar por todos os detalhes depois vocês vão receber aí a apresentação mas.
O Canvas da hond Skin ele vai trazer vários aspectos estratégicos da sua marca pessoal como competência chave seu propósito seu público alvo tudo mais e vai trazer aqui em cima os pilares da sua estratégia de conteúdo que eu vou falar um pouco mais sobre isso mais à frente tá sobre esses três pilares fundamentais para vocês pensarem as linhas editoriais e vai conectar com os objetivos de marca de negócio e os indicadores Chaves que vocês são Consultores vocês também adoram.
Indicadores Chaves assim como eu né então a ideia aqui é que vocês se posicionem como referências mas vocês precisam ter muita clareza do objetivo do público alvo de vocês da proposta única de valor antes de começar a produzir conteúdo antes de começar de fato a executar essa estratégia então aqui tão algumas perguntas para vocês se fazerem para que vocês consigam de fato se diferenciar da concorrência tá não adianta mais você ser nos dias de hoje um consultor de vendas Ah Lucas eu vou.
Me posicionar como um consultor de vendas Ok quantos milhares existem no mercado por que que eu deveria escolher você como consultor de vendas ou a sua consultoria de vendas né você pode começar se perguntando o que que você mais odeia no seu mercado por que que eu faço o que eu faço Qual o seu propósito o que que é único sobre a minha forma de fazer isso esse é um ponto muito legal que o Felipe bate muito na tecla que é metodologia processo único isso é importante para.
Produtizar o seu serviço mas também para entender os seus diferencial e obviamente Qual o seu perfil de cliente ideal é importante você saberem isso para não ficar atirando para todo lado e também conseguir de fato se conectar com as pessoas certas tá esse aqui é um um exemplo né de um dos nossos clientes que é é sócio de uma consultoria de cx né de customer Experience de experiência do do do cliente e aí aqui a gente tem a.
Proposta única de valor dele o problema que ele resolve o propósito razões para crença eh enfim e aí aí a gente tem aqui todo o Canvas dele preenchido que vai ficar aí como exemplo também para vocês tá eh a ideia aqui só uma dica é vocês preencherem de uma forma muito sucinta muito curta mas muito eh específica ao mesmo tempo tá Para que vocês se posicionem a partir de.
Diferenciais que são únicos da empresa de vocês e da marca pessoal de vocês segundo ponto conteúdo com alma Não adianta só criar conteúdo técnico Não adianta só criar conteúdo estratégico Vocês precisam colocar a alma de vocês a personalidade de vocês a perspectiva de mercado de vocês no conteúdo porque senão o chat GPT vai fazer melhor na versão 5 que vai ser lançada daqui a.
Alguns meses tá então conteúdo técnico por conteúdo técnico eu pesquiso e encontro conteúdo muito bom agora o que que de fato te faz ser único e essa é inclusive um algo que eu vou desafiar vocês com relação à consultoria de vocês tá que que faz a consultoria de vocês ser única é a metodologia é sua visão de mercado todo mundo vai falar que é a experiência né ah eu sou um consultor com 30 anos de experiência no sego Beleza tem uns 15 que vão falar a mesma.
Coisa tá mas o que que você tem de único tá existe algo sobre a sua forma de enxergar o mercado que conecta com o seu público alvo e Se você começar a analisar os seus clientes eles vão dizer para vocês o que eles te enxergam como único e aí o seu desafio não é criar um perfil estratégico no Linkedin que diz porque que você é sua consultoria única.
Seu desafio é de fato provar isso através de histórias seu desafio é educar o seu público para que ele Aprenda com você você tenha sucesso você Gere tanto valor que ele vai se sentir idiota de não te contratar para resolver uma dor específica que você resolve Então aqui na onkin a gente usa três pilares de conteúdo eh para trazer uma diversificação desses diferenciais por várias histórias várias perspectivas tá um pilar é o.
Institucional você trazer histórias sobre a sua empresa pela sua perspectiva né um pilar é o mercadológico né que você vai trazer dicas tutoriais tendências de mercado né que te posicionem como referência a partir das suas competências chave e o outro Pilar é o Pilar pessoal em que você vai contar histórias pessoais inspiracionais ou educacionais que vão aprofundar o relacionamento com a sua audiência.
Qualificada e Lucas diga consegue consegue dar um pequeno exemplo assim de cada um assim do sim aqui a gente tem um ex excelente T já tava combinado aqui a gente tem um exemplo de novo eu acho que tá um pouco pequeno para vocês então eu vou aproximar que que acontece esse eh esse aqui é um conteúdo técnico tá sobre o impacto da diversidade na performance dos conselhos de administração que teve.
Uma performance incrível como conteúdo dentro da rede Desse nosso cliente que é um conselheiro de administração com foco em SG né então isso é um exemplo de uma pauta técnica que pode performar muito bem tá eh a sugestão com relação às pautas técnicas isso a sugestão com relação às pautas técnicas é que vocês pensem que o seu objetivo como consultor é educar uma pessoa que não sabe tudo que você sabe.
Então você precisa ser didático e você precisa ser menos profundo com conteúdo do que se você tivesse conversando com p o maior erro que eu vejo os Consultores cometendo com conteúdo técnico no Linkedin é publicando o conteúdo que eles acham que vai ser relevante mas pro público deles não é relevante porque eles não entendem aquilo então ess é o que eu chamo de síndrome do cientista né a gente estuda tanto os temas que a gente trabalha a gente se torna tão especialista que a gente não consegue.
Conversar com o LEGO ISO que é o leigo que vai contratar o cientista para resolver o problema dele e às vezes quando a gente produz conteúdo eu tava me vendo nessa situação às vezes eu produzia conteúdo técnico Tão Profundo que só os Meus concorrentes que conseguiam entender e interagiam com o meu conteúdo para que que eu vou estar ensinando Meus concorrentes enfim eh o que fazer sabe então eu desafio vocês para pensarem em conteúdo técnico pela ótica da audiência de vocês que tá.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qkSFqcOBGgg