Introdução inha rápida aí só para lembrar vocês quem é a luz né Por que que a luz quer ajudar vocês a gente vai falar o que que rapidamente ali uma introdução o que que são processos o que que é otimizar processos e vou falar Mais especificamente sobre uma consultoria em otimização de processos lembrando sempre pessoal que aqui a gente tem 1 hora né Uma hora é pouco com as dúvidas né que eu eu sempre abre espaço para tirar dúvidas Então assim o meu conteúdo ele geralmente tenta entregar para vocês ali o 8020 né.
Suficiente para pegar e começar a criar esse produto mas o exercício da Consultoria requer muito mais aprofundamento né requer muito mais estudo correr muito mais atrás do que a gente quer fazer mas aqui eu tento plantar semente para que vocês tenham o suficiente para cá Gostei quero Quero Mergulhar de cabeça e é o suficiente para vocês conseguirem fazer isso então introdução rápida né Eh como sempre assim falando sobre a luz né quem é a luz a empresa que eu ajudei a c fundar.
Hoje eu sou CEO da empresa a luz ela nasceu para ajudar empreendedores ponto final sempre foi o meu propósito de vida né o consultor Eu Acredito que quando eu ajudo eu tô fazendo ali um um gol que vale dois né porque eu tô ajudando não só um empreendedor porque todo consultor para mim é é é empreendedor mas também é um empreendedor que ajuda outros empreendedores então eu tô atingindo muito muito mais gente então por isso que hoje eu tento voltar muito à luz para ela ser uma a empresa do consultor.
Sabe um lugar onde o consultor ele se sente atendido onde ele se sente em casa e eu particularmente né Não só Luiz Mas como eu eu trabalho por um mundo onde empresas não quebrem mais por falta de acesso a coisas que para mim deveriam estar resolvidas A sei lá 30 40 anos ou pelo menos desde que a internet foi criada né acesso a ferramentas melhores práticas de gestão networking né dentre outras coisas então então essa é a visão da luz a gente acredita no mundo onde cara legal a empresa quebrou porque ela não tem Fit de mercado não tem demanda.
Pelo que ela tá oferecendo cara acontece agora ela não pode quebrar porque cara controles financeiros não tão estruturados sabe ou ão porque não sei coisas que em teoria deveriam né todo mundo deveria ter acesso a essas metodologias estão e mas a gente sabe que não é bem assim né que o mundo é muito plural os gestores são muito diferentes então né Essa é a nossa luta diária e é de vocês também de certa forma e a gente passou por um por uma linha do tempo assim que eu considero muito interessante porque em 2007 a.
Gente só prestava consultoria personalizada sobre demanda como a maioria daqui deve fazer né então a gente ia atrás dos clientes perguntava Qual é o seu problema fazia um diagnóstico montava um escopo e entregava aqueles copo e a gente percebia que aquilo ali era legal a gente sentia que a gente tava né Conquistando O Nosso propósito só que cada consultor consegui atender quatro cinco clientes por vez a gente precisava ganhar escala né se a gente quisesse realmente fazer uma diferença no Brasil em escala Global a gente precisava.
Ganhar a escala em 2009 a gente começou um movimento de de começar a ganhar escala na nossa consultoria então a gente começou a empacotar os nossos produtos e a Gerar demanda para eles né a gente até tinha um uma um escritório de Coworking nosso lá no no Rio de Janeiro a gente dava alguns cursos gratuitos para atrair empresários para tentar vender pacotes fechados de consultoria a gente chegou a ter uma vitrine de loja de consultoria com.
Pacotes né expostos na vitrine então aquilo ali a gente começou a ganhar escala só que a gente se apaixonou pela escala porque a gente começou a ver que a gente começou a entrar em lugares que a gente nunca pensou no Brasil antes a gente nós éramos Consultores muito locais muito regionais a gente atendia pequenos empresários do Rio de Janeiro a gente passou a tá no interior de Minas no Acre no nordeste no Sul a gente passou a tá em nos quatro cantos do Brasil e então a gente começou a a caminhar cada vez mais para esse.
Processo de escala e em 2011 a gente começou a lançar produtos digitais né e 2013 a gente fez um um shift praticamente completo para uma empresa de produtos digitais e O legal é que cada planilha nossa né ela tem ali anos de consultoria embutidos nelas né a gente considera que cada planilha Nossa hoje é um é uma consultoria que passou pelo processo de produtização a gente foi é claro a gente foi até o extremo né Vocês não precisam ir tão longe se vocês não quiserem mas ganho de escala É.
Sempre bom para todo mundo e a gente hoje a gente ainda deu até mais um passo né hoje a gente considera que a Luz seja um produto tecnológico né hoje ainda muito simples né a gente tem um sistema de licenciamento mas é algo que que a gente vai evoluir muito nos próximos tempos continue acompanhando a gente porque a gente vai trazer muita novidade para Consultores principalmente eh e aí falando sobre a série né consultoria ágil especificamente o nosso objetivo aqui é.
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Ajudar empresas de consultoria a crescerem via ganho de escala e novas fontes de receita Então hoje assim os - PLANILHA EXCEL
Temas que a gente aborda são principalmente de Novos Produtos né mas como eu falei sempre com uma pegada muito prática sabe eu não sou o cara aqui que vou ensinar para vocês a teoria do que que é um processo um fluxograma Ricardo perguntou se vocês vão ter acesso a essa apresentação vão sim Ricardo a gente manda Sempre no dia seguinte apresentação e o vídeo também da da da nossa do nosso encontro ao vivo.Eh mas assim eu não sou o cara aqui que vou ensinar para vocês a teoria a gestão da qualidade em seus pormenores sabe já estão por processo em seus pormenores aqui o meu objetivo é mostrar para vocês que não é um bicho de sete cabeças ter um produto de consultoria de otimização de processos é claro cada um tem que fazer o seu dever de casa de ir atrás do conteúdo teórico de ir atrás de de de mais contatos né ligados ao tema e e e aí sim né Depois de fazer um teste com esse.
Produto estruturar algo mais robusto e a nossa frequência quinzenal então uma quinta sim outra não eh a gente a gente tá aqui na na na série consultoria ágil juntos conversando sobre sobre temas mais diversos que a gente sempre divulga ali no nosso grupo do WhatsApp então quem não entrou ainda no grupo do WhatsApp o Diogo daqui a pouco vai mandar aqui o link Entra lá porque é onde a gente divulga os próximos temas né horários né se vai ter alguma mudança ou não então quem tá lá tá bem informado.
Sobre a série Vamos pro tema principal Então vamos criar juntos aqui um produto de consultoria em otimização de processos né mas antes disso Cara o que que é otimizar processos né Por que otimizar processos então primeiro o que que é um processo na minha leitura né Eu sempre trago tento trazer a minha leitura ou quando não é minha eu digo de quem é na minha leitura é um processo é um conjunto de atividades interligadas né que podem ser sequenciais ou não e elas são estruturadas para que que após a sua.
Execução um resultado seja atingido então eu posso ter um processo de vendas que vai me levar a fechar com o cliente no final dele eu posso ter um processo de produção que no final eu vou ter um produto ali produzido né Eu eu tenho inúmeros processos eu posso ter processos mais simples eu posso ter um processo de sei lá como um processo de solicitação de reembolso de uma empresa é um processo né se ela tem um procedimento padrão ali atividades interligas que levem aquele reembolso a ser concretizado aquilo ali é um processo ele é crucial pra empresa cara.
Normalmente não mas é um processo então normalmente os processos eles são representados visualmente através de fluxogramas né que essa estrutur zinha aqui que tem cada etapa dele e essas etapas elas são ligadas por setas né algumas etapas atividades ocorrem concomitantemente outras acontecem de forma sequencial Então esse.
Aqui é um exemplo bem simples assim né que uma empresa por exemplo que precisa receber um pedido e aí a primeira ela chega ali numa encruzilhada ela tem o produto disponível sim ou não sen não ela o procedimento que ela precisa seguir é informar pro cliente o possível cliente né que tá ali solicitando o pedido ela precisa informar os produtos disponíveis se o cliente não se interessou pelos produtos disponíveis o processo tá encerrado não tem mais nada na política dessa empresa não existe mais nada a ser feito se se o cliente se interessou ela vai pro processo ela.
Volta pro processo padrão né que que é quando que é acontece a mesma coisa quando a empresa tem o produto disponível ela vai receber o pagamento processar o pedido e aí depois tem mais ali uma encruzilhada o pedido é para viagem então normalmente deve ser um restaurante né esse exemplo Porque se o pedido é paraa viagem ela embala pra viagem e finaliza o processo se se o pedido não é para viagem ela serve no local e também encerra o processo então uma forma bem s assim de de de analisar eh um processo mas é um Como eu disse né.
Um dispositivo visual assim que ajuda bastante a entender né como os processos funcionam Alguns são mais complexos né você tem até aquela estrutur zinha de né de cada linha ser um responsável e o processo ele vai e o fluxograma ele vai indo para baixo para cima né dependendo de quem é o responsável por aquela atividade né outros né Tem tem várias várias vários tipos de representação Mas como eu falei né agora faz parte de cada um aí tentar entender melhor como se mapeia processos como ir atrás desse tipo de conhecimento mais teórico para.
Melhorar cada vez mais né O aprofundamento que vocês querem ter nessa - PLANILHA EXCEL
Área até aqui tudo bem pessoal Tudo certo estamos juntos então vamos continuando qualquer coisa pode parar pode perguntar tô aqui para pra gente interagir também não quero que seja um monólogo quero que a gente converse até porque eu tô aqui para como eu falei né ajudar vocês a a entrarem nesse caminho mas pode ter alguém aqui que seja mais especialista que eu nisso então por que.Não né a gente não trocar esse tipo de experiência e o que é otimizar processos né você otimiza um processo quando você consegue melhorar ou até manter o resultado gerado por aquele processo com uma uma com uma gestão de recursos mais eficientes então você pode por por exemplo faz ter o mesmo resultado mas em menos tempo né sem gastar mais ou então gastando mais e de um jeito que que.
Aquilo ali não seja compensado pelo tempo você pode manter usar os mesmos recursos mas sei lá melhorar um pouco o seu resultado Então você otimiza processos quando você consegue ter uma como eu falei né você melhora o teu output ali a tua saída o teu resultado ou até mantém mas eh com uma com utilizando os recursos de forma mais eficiente eh um outro ponto importante né você você não está você tá otimizando.
Um processo mas você não tá fazendo isso de forma benéfica pra empresa quando você melhora o o resultado de um processo Mas você piora o resultado de outros processos isso é importante você tá atento também né por exemplo tem a equipe de compras melhora o resultado do processo de entrou de novo deixa eu ver aqui que que aconteceu só parou a gravação você tá online é tá ele já tá como anfitrião el só para gravar show então cada empresa.
Ela vai ter processos que vão ser cruciais para ela e você vai e uma coisa legal é que você sempre vai ver similaridades nesses processos cruciais dependendo do nicho em que você tá operando Ah vou eu trabalho principalmente com empresas ligadas ao Agro cara você vai ter determinados processos cruciais que vão ser muito parecido de empresa para empresa né ah eu trabalho eu presto consultoria pro setor de turismo os processos cruciais eles vão ser parecidos de empresa para empresa então alguns exemplos né Eh uma.
Empresa de serviços b2b né como vocês b2b né consultoria o processo de venda geralmente é um processo que é extremamente crucial né um processo que leva vocês a Desde da chegada de um prospect na empresa até o fechamento de um contrato é um processo extremamente crucial pro resultado da empresa como um todo uma indústria de qualquer natureza normalmente o o processo de vendas pode ser também crucial pra indústria mas normalmente o processo de produção ele ele também vai ser muito crucial né.
Porque especialmente em em indústrias que vão ter muito volume ali de produto sendo produzido às vezes uma otimização pequena vai reduzir tanto o desperdício que vai mudar a empresa de patamar Então e e por exemplo a empresa de revenda varejo normalmente o processo de compras né para para ela vai ser muito crucial né você conseguir os melhores preços melhores fornecedores garantir que o estoque nunca vai est vazio né que sempre que teu cliente fizer um pedido você vai ter aquilo ali disponível né mas como eu falei cada empresa vai ter.
Seus processos cruciais que são aqueles que realmente impactam né o resultado diretamente e cabe a você como consultor também analisar né normalmente você vai pegar isso até através de uma conversa assim vai precisar de um estudo muito profundo para entender o que que é crucial para aquela empresa o que que ela faz repetidamente todos os dias né para gerar o resultado que ela gera mas eu vou mostrar também depois algumas ferramentas que ajudam nessa fase de Identificação do dos processos cruciais.
Eh tá então um exemplo simples simpl or aqui de otimização de processo e esse aqui é um caso real tá eh de uma empresa que eu trabalhava ela tinha um processo de vendas que funcionava mais ou menos da seguinte forma né claro que você pode quebrar isso em mais etapas mas assim a grosso modo ele funcionava da seguinte forma você tinha o início que era quando a empresa recebia um contato né E era uma empresa que que recebia bastante gente entrava em contato com com essa.
Empresa ela Ger era uma empresa de consultor mais conhecida Então muitos prospect chegavam de forma reativa Ela recebia um contato ela fazia uma uma primeira reunião de Diagnóstico ali montava uma já ela já enviava uma proposta né já com escopo com tudo com prazo com preço e e né ela fechava alguns clientes Então ela percebia que num ciclo semanal mais ou menos aí os números já são fictícias Mas eles acompanhavam mais ou menos esse funil aqui num ciclo semanal ela rebia dinur.
Pode falar ô Felipe Eh desculpa é que o processo que tá mostrando para mim é muito interessante porque eu sou de consultoria né em função de pandemia uma série de coisa foco em outros negócios eu eu parei e eu tô recomeçando agora né E você coloca que o início eh recebe um contato não Tem uma uma uma etapa anterior aí receber um contato que é a questão da da divulgação da enfim de o aparecer enfim não existe antes de receber o contato como gerar eh.
Um potencial para receber o contato pergunta isso se eh que só de entendimento pode ser que esteja entendendo também de uma forma inadequada mas eh antes de receber o contato Existe alguma tarefa tem com certeza porque Esse é o processo comercial sabe mas existe um processo de prospecção como o André colocou aqui no chat pode você pode existir um processo de gestão das suas redes sociais né ou um processo de sobre.
Como você produz conteúdo pro seu blog E esses processos eles vão tá dentro de um grupo né de processos e né que vão ter como finalidade eh gerar leads né no caso não E esse processo que eu tô mostrando aqui é o o que acontece a partir do momento em que o Lead ele chega né Então aí você tem um um uma sequência de atividades ali ligadas ao comercial que precisam acontecer para aquele Lead ele virar um um contrato entendeu cada um vai ter os.
Os seus processos para fazer aquela coisa acontecer né e e pode ser um pode ser dois pode ser três pode ser 10 né Depende da do grau de complexidade da empresa também eh por exemplo a Luiz hoje não tem processo comercial né mas a gente tem muitos processos de para geração de lades muitos né um desses Inclusive é o que tá acontecendo agora né a gente tá a série consultoria ágil ela serve esse propósito né de de Claro expansão de marca de de de gerar relacionamento.
Engajar né a nossa audiência mas né o resultado tangível desse processo é a geração do Lead no final das contas eh e então ela tinha ela tinha mais ou menos esses números assim num ciclo semanal Ela recebia 100 contatos mais ou menos ela tinha uma perda ali de 50% que conseguia fazer diagnóstico com 50 enviava a proposta para 10 e fechava cinco clientes no final das contas Então ela tinha uma perda muito grande do diagnóstico pra proposta eles percebiam.
Que muito cliente já chegava perguntando o preço e quando eles respondiam eh aquilo ali gerava um um certo eh o cliente ficava assustado com os valores e não queria continuar a negociação depois de vários testes que essa empresa rodou nesse processo comercial o que fez mais sucesso ali que ela conseguiu realmente melhorar o o desempenho do do processo comercial dela foi acrescentar uma etapa de apresentação de esboço da proposta então o que que o que que que que ela fazia ela antes de de enviar proposta ela sentava com o cliente e mostrava um esboço cara o projeto que eu.
Pensei para você tem mais ou menos esse escopo E se for dessa forma né ele pode custar de X a y e eu vou te entregar ele em Dois a três meses então ele dava uma margem de preço dava uma margem de cronograma e mostrava mais ou menos o o o o escopo que ele tava pensando para aquele projeto o que que acontecia ali Por que que o desempenho desse processo Melhorou Ele passou de uma perda que ele tinha de 80% entre a proposta o diagnóstico e a proposta por.
Uma perda de 60% e o resultado melhorou no final porque ele passou a fechar o dobro de cliente nesse processo Mas por que que ele conseguiu né resolver isso porque napr presentação de esboço ele percebeu que ele conseguia ali captar as objeções de compra né do do prospect que ele o que ele não fazia quando ele mandava proposta ele conseguia ali tentar trabalhar aquilo na hora e e e também e a empresa ganhou nas duas frentes por eh o processo de fazer uma proposta era.
Um processo muito longo então fazer 50 propostas por semana era uma coisa que demandava muito muito recurso não financeiro né enquanto fazer 50 esboços de propostas para eles era muito mais fácil né porque eles não precisavam entrar nos pormenores técnicos ali do projeto né e ele botava uma margem de preço uma margem de cronograma porque isso aí a gente consegue fazer tendo um esboço eh e depois ele fazia 30 35 propostas né era era uma coisa mais fácil do que fazer 50 então a empresa não só melhorou o resultado como.
Economizou recursos na outra frente e isso cara pode ser feito para qualquer processo você pode fazer isso para um processo de produção de uma Indústria você pode fazer isso para um processo de compra você pode fazer isso para um processo de de produção de conteúdo escrito pro seu site você pode fazer para qualquer processo se você tiver ele mapad e e conseguir ter os outputs né de cada etapa ou onde você tem perda você consegue você consegue fazer eh esse.
Tipo de otimização até aqui tudo bem pessoal show falando né agora entrando na consultoria em otimização de processos especificamente primeiro eu queria propor uma reflexão para vocês a primeira coisa que vocês precisam pensar antes né de de lançar um produto de otimização de processos antes de de ir.
Pro mercado entre aspas é cara como se posicionar tá Por que eu tô perguntando isso porque normalmente se você falar cara eu sou um consultor especialista em otimização de processos Isso é uma proposta de valor fraca Na minha opinião ela vai ser forte se o teu perfil de cliente ideal Ele tem muita maturidade quanto a importância de otimização de processos por exemplo você vai trabalhar normalmente com indústrias que tem uma um setor de qualidade eh ou um setor de processos né onde o o teu cliente o teu.
Decisor final é o diretor dessa área legal se você falar que você é um cara que otimiza processo que você tem resultado nisso você vai ser visto de forma positiva mas se o teu perfil de cliente ideal ele é o empreendedor é o dono de um pequeno ou médio negócio você falar para ele que você é especialista em otimização de processos normalmente tá normalmente Não isso não não tô falando de todos os casos vai ser uma proposta de valor fraca então melhor nesse caso né se você vai se você vai trabalhar.
Diretamente com com o empreendedor é você se posicionar como um consultor especialista em atingir determinado resultado via otimização de processos né eu sou eu sou Felipo eu sou um um consultor especialista em melhorar o teu teu desempenho comercial através da otimização do teu processo de vendas eu sou Felipo eu sou especial lista em melhorar eh em não sei aumentar a a sua capacidade produtiva da sua indústria através da otimização dos seus processos de produção então fica essa reflexão aí.
Para cada um de vocês Eh dinor quer falar ah perfeito você acabou respondendo a minha questão quero somente essa referência que eu tô tendo agora né de fazer contato com empreendedores eles TM um estilo de gestão muito intuitivo né Eh e não tem uma mentalidade de tudo que se faz um processo né Eh então essa linguagem para eles né eles não não compram né agora se focar em resultados né Aí sim né Eh.
Obviamente aí eh existe um compromisso então de de ficar vinculando o trabalho ao resultado ou seja isso pode até significar que eu possa ocorrer pelo resultado é é difícil assim eu acho que você tem que apresentar cara assim eu gosto de duas coisas assim no mundo da Consultoria que são as seguintes.
Primeiro Eh cara o consultor ele sempre que ele vai iniciar uma relação ele tem que pensar n primeiro nas frutas baixas sabe tipo qual o resultado mais rápido aqui que eu mostro para esse cliente para ganhar confiança dele porque a partir dali por mais que ele tenha intuição ele vai confiar em você e a tua palavra vai ter peso dois para ele então cara toda árvore tem as frutas que estão lá no alto tem as baixas Quais são as baixas quais são é as low fruits Como disse o André o mercado usa muito esse termo quais são as frutas baixas que eu posso.
Pegar aqui e cara já ali rentabilizar a minha relação com esse cara e a segunda né que eu ia falar e cara especificidade vende sabe então quando você já é muito con legal pô sou um consultor financeiro aqui O André é o cara do business plan lá em Miami então se você pô chegar lá e falar business plan cara todo mundo vai te indicar para ele quando você é um pouco menos conhecido você tem que ser mais específico sabe você tem que falar cara.
Eu sou o cara que resolvo a parte comercial de pequenas Confecções ligadas à moda Eu trabalho com isso eu sou especialista Nisso porque aí o cara a galera daquele setor vai olhar para você entendeu E E você vai ter o teu você vai diminuir o teu público potencial teu mercado potencial para ter uma conversão maior e isso é interessante para você no início porque você não não tem muita capacidade de prospectar ainda você não tem muito braço então essa especificidade no início melhor cara agora eu né Já tô.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=gfT2gDxE3PI